Mais bem do que mal, com certeza inconteste, atingimos a metade do ano, deixando para trás um semestre que sempre é esperado com expectativa não muito otimista, dado o consumo do final de ano, as férias de janeiro e a interferência do Carnaval. E chegamos na abertura do semestre que, se em julho ainda não oferece grande movimento de compras, a partir de agosto inaugura uma fase em que os próprios comerciantes se alegram com possibilidades de consumo bem superiores ao período que se foi.
Tivemos, dia desses, uma troca de opiniões com empresários de variados setores e sentimos a diferença com que encaram os dois semestres. No primeiro, a necessidade de investir em ofertas e outros que tais com força e inteligência para enfrentar o desinteresse do consumidor e, no segundo, facilidade maior de sucesso com as promoções, especialmente em função de datas comemorativas de maior significado.
Necessário acrescentar as iniciativas adotadas pela ACIFAS durante o ano inteiro e não só no semestre mais interessante, buscando de forma permanente a melhoria da performance das empresas, principalmente na área do varejo. Lojas de roupas, calçados, variedades são, sem dúvida, as que tiram melhor proveito, embora o objetivo almejado inclua todo o comércio.
Neste semestre que se finda, acreditamos termos feito o suficiente para alimentar a fome de consumo da população, sempre com o pensamento voltado na contribuição de melhoria do padrão de vida de cada cidadão. No que estamos invadindo agora, com o Dia dos Pais, Dia da Criança, Liquida, Natal, entre outros, espera-se que os resultados batam recordes porque, ao que parece, a economia do país está assustando menos. Afinal, acreditar não paga imposto.
VITOR DALAN RODRIGUES
Presidente