Fátima do Sul comemora neste 09 de julho de 2024, sessenta e hum anos de emancipação política, originada da Colônia Agrícola de Dourados, entre as décadas de 1950/60. Nessa época, brasileiros de várias partes do país vieram para a região da Grande Dourados, com o objetivo de serem beneficiados com terras da Colônia Agrícola.
Contrariando determinação do Núcleo Colonial de Dourados, um pequeno grupo resolveu invadir a margem direita do Rio Dourados e criar um povoado chamado Vila Brasil. Estava dado o primeiro passo para a criação do município de Fátima do Sul. As terras férteis próximas à cidade atraíram pessoas de todos os cantos, principalmente nordestinos e sulistas, a quem eram oferecidos lotes de 30 hectares cada. Devido a essa proximidade, as famílias foram fixando residências, tanto na zona urbana como na rural e, por conta disso, todas as propriedades rurais existentes no município são pequenas, oriundas da antiga Colônia Agrícola, e isso fez com que a cidade contasse com uma grande população nas décadas de 70 e 80.
Por ser assim dividido, o município ficou pequeno para abrigar o grande contingente de pessoas, que chegou a atingir aproximadamente 40 mil habitantes, fazendo com que Fátima do Sul contasse por muitos anos com a maior densidade demográficas do Mato Grosso do SulFaz algum tempo que começou aqui a busca de soluções para o problema do desemprego, herança amarga dessa situação que acabamos de expor e que, na verdade, não difere do resto do país nos dias de hoje. Em Fátima do Sul, uma parte da população tem que correr atrás de vagas de trabalho em cidades vizinhas, especialmente Dourados. Por conta disso, tem motivado a administração municipal na busca de soluções desse angustiante problema.
Entre outras tantas iniciativas, há o caminho do turismo regional.
A própria Acifas lutou muito por um Parque Industrial para pequenas e médias empresas. Implantado com o atendimento das necessidades básicas das empresas, com o auxilio do Governo do Estado e da Prefeitura.
Assim é um pouquinho de história da cidade alegre, gostosa, simpática, de braços e sorriso abertos para quem chega e cujo comércio desenvolve um esforço pleno para que o amanhã seja melhor do que hoje. Nossa saudação à cidade favo de mel, por mais um aniversário! Com o coração pulsante da Acifas, aceite Fátima do Sul o nosso mais vigoroso abraço.