Em reunião que durou mais de duas horas, os presidentes do Sintracom – Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, Clodoaldo Fernandes Alves; e da Acifas, Vitor Dalan Rodrigues, finalizaram terça-feira, 19 de novembro, na sede da Associação, as negociações das cláusulas referentes ao reajuste salarial dos trabalhadores no comercio de Fátima do Sul. Ambos estavam assessorados pelo senhor Rodolfo Lessa do Valle, representante jurídico da entidade laboral, e sras. Marcia Cristina Ramsdorf, secretária Executiva, e Elizabete Vieira Lopes, gerente de Marketing, ambas da Acifas.
Após os debates, as partes convergiram para o reajuste salarial mínimo dos comerciários, levando em conta a inflação do período e a necessidade de prevenir a “saúde” do trabalhador nos próximos dois anos, tempo de validade do ajustado neste 2024. Inúmeros detalhes foram ainda discutidos, como por exemplo a limitação dos horários de funcionamento natural e a política de compensação financeira das horas extras.
Ficou em suspenso a regulamentação para o Natal, que deverá ser repassada para os associados e o comércio em geral, através da Acifas, nos próximos dias. A propósito, por decisão do presidente Vitor Dalan Rodrigues, a entidade vai se responsabilizar pelo pagamento da taxa sindical neste Natal para todas as empresas que aderiram à campanha “Magia do Natal”.
Houve também discussão e ajustamento sobre a jornada especial da véspera do Dia das Mães e Dia dos Pais, além dos feriados não permitidos para o labor (Ano Novo, Sexta-feira da Paixão, Dia do Trabalhador, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal). Nos demais feriados (municipais, estaduais e nacionais), a jornada de trabalho será limitada e as empresas deverão procurar a entidade laboral para celebrar acordo coletivo de trabalho, encaminhando os pedidos com antecedência mínima de cinco dias.